Imagina que sonho se existisse um dispositivo pra você costurar mais de baixo quando tá no veneno naquele lance doido, que faltam alguns centímetros para costurar! Ou você que tem menos de 1,70 que chegou no platô da parada dupla, mas a via foi conquistada por alguém de 1,95m com o braço esticado e você precisa fazer 2 lances a mais pra chegar na parada dupla, muitas vezes criando uma nova exposição 100% desnecessária (é raro, mas acontece sempre)!
Felizmente existe esse dispositivo! Originalmente desenvolvida pela Kong, a Panic é um anjo que vai pendurada na cadeirinha de muitos escaladores! Repudiada por outros também, que repudiam as artificializações, porém, podem aumentar a segurança de muitos escaladores (inclusive psicológica, de saber que ela está ali). Enfim, cada um leva ou não se fizer sentido ou não!
Mas afinal, o que é uma Panic?
A Panic é uma costura rígida e comprida, com uma trava automática no mosquetão da pedra, que possibilita costurar um lance de uma distância maior e/ ou artificializar o lance! Encontramos no mercado Panics de 30cm ou 45cm!
Masss, se você tá sofrendo com o preço do dólar que aumenta nossos equipamentos a cada dia e, às vezes ainda não tem nem todo o equipamento básico de escalada para investir num acessório desses, mas tem boa vontade, então bora fazer uma Panic caseira super bonita e funcional! Assista ao vídeo abaixo: (Estamos otimizando ela com o tempo!)
Materiais:
– Costura de Dyneema (aprox. 10mm) do tamanho desejado;
– Fita Tubular (grossa); – Vareta de Barraca (usei de uma Falcon 3 da NTK antiga);
– Outra vareta com uma cordinha por dentro (pra passar a fita por dentro da capa);
– Elásticos/ borrachinhas de costura para o acabamento;
– 1 grampos de cabelo (ou arame) para a trava do mosquetão;
– 1 elástico de cabelo pequeno.
Como Fazer:
Corte a vareta e a fita do tamanho necessário, de acordo com sua fita de dyneema. Atente-se à costura eletrônica que costuma ficar mais volumosa e rígida naturalmente, então corte a vareta do tamanho que caberá dentro da fita (iremos encapá-la). Deixe um espaço de cada lado que caiba um mosquetão, de forma que ele fique justo entre a fita e a vareta, sem sobras. Afinal, queremos que ela fique firme!
Passe um barbante por dentro outra vareta, sele um lado com nós para não correr dentro da vareta de volta e amarre a fita de dyneema na outra ponta do barbante. Atente-se que o nó precisa ser feito exatamente em uma das pontas que você calculou a sobra justa do mosquetão, a costura eletrônica rígida e a vareta, sobrando mais uma pontinha para o outro mosquetão! Com o nó no lugar certo, você passa a vareta por dentro da fita tubular grossa, e facilmente a fita de dyneema sairá do outro lado. Tire o nó, encaixe a vareta, coloque os mosquetões de cada lado para não desmanchar, e a estrutura dela está pronta!
Você pode colocar borrachinhas de costuras longas para fazer um acabamento melhor de cada lado, mas, pode ser bom, caso você não pretenda desmanchá-la, prender com algo mais firme, para a capa não escorregar caso você ou um parceiro quiser se puxar por ela!
Na primeira versão, inclusive, a do vídeo, fiz uma palhetinha de grampo de cabelo, que travava o gatilho do mosquetão e fechava ao costurar. A palhetinha ficava presa ao mosquetão através de outro grampo de cabelo moldado prendendo-a nele. Mas, na prática, não deu muito certo. Com um elástico de dinheiro, um dia, a palheta ficou firme de forma perfeita, de forma que, mesmo no veneno, é fácil travar o gatilho. Porém, elásticos de dinheiro não duram muito e derretem, então uma solução pode ser uma pequena buchinha de cabelo.
E assim você consegue fazer uma Panic caseira super funcional, que dá uma elevada no psicológico como uma super ferramenta que vai te ajudar ali no aperto! “Nada é mais bonito que carregar no corpo ferramentas para se salvar!”
Particularmente, acho a de 30cm curta, às vezes faltam os 15cm que você sabe que existiriam se você tivesse uma de 45cm! Mas 30cm já ajuda bem, e a vantagem é de ser bem mais portátil que a de 45cm que fica esses 45cm todos rígido para baixo na cadeirinha! Fiz com uma fita de 60cm que tinha e não recomendo! uma fita de 45cm de dyneema é a ideal para quem quer fazer uma de 45cm.
Caso não tenha alguma dessas coisas, se liga abaixo algumas sugestões:
– Fita expressa dyneema extra fina 30cm 10mm USClimb CE EN 22KN
– FITA ANEL 60cm X 20mm CONQUISTA ESCALADA
– Mosquetão Alumínio WIND D Sem Trava Reto 24KN CE UIAA Usclimb
– Mosquetão Alumínio WIND D Sem Trava 24KN Curvo CE UIAA Usclimb
– Conjunto De Varetas Ntk P/ Barraca Falcon 3 Pessoas Ntk
Diga aí se foi útil e mande ideias para aprimorarmos nossas Panics ainda mais!!
Deixe um comentário